:: Organização de Computadores II ::






Revisão de processadores e memória principal
Organização de Sistemas de Computadores:

Um computador digital consiste de um sistema interligado de
processadores, memórias e dispositivos de entrada/saída.

O processador é o componente do sistema de computação que tem por finalidade o controle de todas as funções do sistema (incluindo os demais componentes), bem como a execução efetiva das operações matemáticas e lógicas sobre os dados.
O processador é projetado com o propósito de buscar, na memória principal (ou cache, se houver uma), interpretar e executar um comando (instrução de máquina) em seqüência ao outro, desde o primeiro até o último de um programa.
Atualmente, o avanço tecnológico vem proporcionando diversos aperfeiçoamentos nos processos de execução de programas, seja na área de hardware, seja na manipulação das instruções, tais como: uso de memória cache, processo de execução pipeline, múltiplas unidades de realização de operações aritméticas etc.
A memória principal é um componente com a função de armazenar informações (dados e programas), temporariamente (por curto prazo), durante um processamento realizado pelo processador.
Durante o processamento de um programa, a MP se comunica diretamente com o processador e demais componentes do computador, sendo considerada uma memória de “trabalho” para o processador; daí a razão da temporariedade de armazenamento. As informações permanecem na MP apenas o tempo necessário para seu emprego pelo processador (em geral, o tempo de duração da execução ).
Voltar