Discos Óticos
 

Disco ótico é o meio de realização e manutenção de grandes bancos de dados on-line. Os discos óticos possuem grande capacidade o que permite bibliotecas compactas off-line.
O conjunto da cabeça do disco ótico não precisa magnetizar as áreas da camada de gravação, mas emissão de um diodo laser (com comprimento de onda de 830 mm) forma pequenas depressões (entre 0,12 e 0,64µ) na superfície do meio de armazenamento, que serão detectados durante a leitura.
Um sistema ótico, formado por várias lentes permite detectar o grau de refletividade da emissão eletromagnética do diodo laser, causado pelas depressões.
O meio de armazenamento ótico possui um substrato de policarbonato e uma camada metálica muito fina de gravação sensível à temperatura (telúrio, alumínio), ficando a cabeça a alguns milímetros de distância.
O disco laser é utilizado como fonte de energia para produzir as depressões (pits), durante a gravação, e como fonte de luz. Uma vez refletidas pelas depressões, esta é detectada pelos fotossensores e convertida em informações digitais.

Voltar