:: Organização de Computadores II ::






Memória
Classificação das Memórias

Antes de estudarmos os diversos tipos de memórias, vamos conhecer sua classificação. Podemos classificar as memórias em vários itens diferentes. A seguir, vamos relacionar os principais:

1. Acesso
2. Volatilidade
3. Troca de dados

Tipo de armazenamento
Vamos, agora, definir cada item:


Acesso

As memórias acessam informações em lugares denominados localidades de memória. Cada uma das localidades de memória possui um conjunto de bits que nos permite o seu acesso. A este conjunto de bits damos o nome de endereço. Esse conceito é de fácil compreensão, pois como o próprio nome diz, o conjunto de bits representa o endereço da localidade onde está armazenada uma informação.
O tempo de acesso de uma memória é o tempo necessário desde a entrada de um endereço até o momento que a informação apareça na saída. Para as memórias de escrita/leitura é também o tempo necessário para a informação ser gravada.
Podemos Ter acesso a uma dada localidade de memória de duas maneiras diferentes:

1º) acesso seqüencial
2º) acesso aleatório


As memórias que utilizam o acesso seqüencial, dado o endereço de uma certa localidade, permitem que se chegue até esta, passando por todas as localidades intermediárias. Nas memórias mais comuns este tipo de acesso são as que operam com fitas magnéticas, sendo utilizadas com memória de massa em computadores ( para grande quantidade de dados ).
Para entendermos melhor o acesso seqüencial, tomemos o exemplo de uma fita magnética. Para que tenhamos acesso a uma informação armazenada em uma localidade qualquer, necessitamos enrolar a fita até o ponto dessa localidade, para só, então, termos acesso à informação lá contida. Notamos, neste caso, que ao enrolamento a fita, passamos por todas as localidades intermediárias.
Uma característica importante deste tipo de acesso é que o tempo de acesso depende do lugar onde a informação está armazenada. No caso de fita, se uma informação, estiver no fim do rolo, necessitamos enrolá-la até o ponto desejado, logo o tempo de acesso será longo. Caso a informação esteja no início da fita, o tempo de acesso será menor.

As memórias que utilizam o acesso aleatório, dado um endereço de uma certa localidade, permite que se chegue até esta diretamente, sem que necessitamos passar pelas localidades intermediárias. As principais memórias com este tipo de acesso são também conhecidas como RAM ( Random- Access Memory ). São largamente utilizadas em sistemas digitais programáveis. Possuem a grande vantagem de Ter um tempo de acesso pequeno e igual para qualquer uma das localidades de memória. Analisaremos mais adiante o circuito da memória RAM.

Volatilidade

Quando à volatilidade, as memórias podem ser voláteis ou não-voláteis.
As memórias voláteis são aquelas que, ao ser cortada a alimentação, perdem as informações armazenadas. São memórias feitas, geralmente, a partir de semicondutores e na maioria das vezes, possuem como elemento de memória o flip-flop. Um exemplo típico já citado, é da memória RAM.
As memórias não voláteis são aquelas que mesmo sem alimentação, continuam com as informações armazenadas. Dentre essas se destacam as memórias magnéticas e as eletrônicas: ROM, PROM e EPROM.

Troca de Dados

No que se refere à troca de dados com outros componentes do sistema, as memórias podem ser de escrita/leitura ou memória apenas de leitura.
As memórias de escrita/leitura são aquelas que permitem acesso a uma localidade qualquer Pará armazenar a informação desejada, além disso, permitem o acesso também para a leitura do dando. As memórias RAM também se enquadram nesta situação.
As memórias apenas de leitura, como o próprio nome diz, são aquelas em que a informação é fixa, só podendo efetuar-se a leitura. São também conhecidas como ROM (Read-Only Memory ). A análise deste tipo de memória será feita adiante.

Tipos de Armazenamento

Quanto ao tipo de armazenamento, as memórias classificam-se em estáticas e dinâmicas.
As memórias de armazenamento estático são aquelas em que uma vez inserido o dado numa dada localidade, este lá permanece.
As memórias de armazenamento dinâmico são aquelas em que necessitam inserir a informação de tempos em tempos, pois de acordo com as características de seus elementos internos, perdem essas informações após um determinado tempo.
As memórias de armazenamento estático apresentam a vantagem de possuir uma utilização de maneira mais fácil que dinâmicas.

Estrutura Geral e Organização de uma Memória

Como vimos, uma memória armazena ou acessa informações digitais mediante endereçamento, em lugares denominados localidades de memórias. Para o acesso a estas localidades o bloco possui uma série de terminais de entrada de endereços que são ligados a um conjunto de fios denominados barra de endereços ( addres bus, em inglês ), sendo esse responsável por todo o endereçamento de um sistema típico com microprocessadores.

Voltar