VoltarNesse método, o valor binário do campo operando representa o endereço de uma célula; mas o conteúdo da referida célula não é o valor de um dado (como no modo direto); é um outro endereço de memória, cujo conteúdo é o valor do dado.
Assim há um duplo endereçamento para o acesso a um dado e, conseqüentemente, mais ciclos de memória para buscar o dado, comparativamente com os métodos já apresentados.
O endereço intermediário (conteúdo da célula endereçada pelo valor do campo operando) é conhecido como ponteiro, pois indica a localização do dado (“aponta” para o dado); o conceito de ponteiro de dado é largamente empregado em programação.
Com esse processo, elimina-se o problema do modo direto, de limitação do valor do endereço do dado, pois estando o endereço armazenado na memória (pode ocupar uma ou mais células), se estenderá ao tamanho necessário à representação do maior endereço da MP do sistema de computação em uso.
A grande desvantagem desse método é, obviamente, a maior quantidade de ciclos de memória requerida para completar o ciclo da instrução, pois, para se acessar um dado no modo indireto, é necessário se efetuar dois acessos à memória (um para buscar o endereço do dado e o outro para efetivamente buscar o dado).